ORIENTAÇÕES E DICAS SOBRE O KEFIR

Retornando das minhas merecidas férias e retomando as doações. 
Como meus arquivos de receitas estão em algum Pen Drive e 
eu ainda não tive tempo para procura-los, vou recomeçar o ano de 2014 no Kefir Saude desejando a todos muita SAÚDE E MUITA PAZ e trazendo dicas muito importantes para a conservação do kefir!
Na foto abaixo notem os tamanhos do kefir de leite do kefir de água, e´um prato de sobremesa com apenas 1 grão de kefir de leite do tamanho do fundo de uma xícara ( e não é os dos maiores grãos que eu tenho) e ao lado 2 grãos de kefir de água que chegam a ficar do tamanho de um caroço grande de azeitona...
Qual o segredo para que os grãos fiquem grandes?
Além de produtos bons como leite, água, e mascavo a higiene e o carinho faz toda diferença.
Sempre falo para as pessoas que eu tenho um caso de amor com o kefir a mais de 25 anos , ao todo passa de 28 anos e eu continuo com o carinho e amor por eles como de quando eu os recebi. Muitos riem de mim quando digo isto, mas é a pura verdade, o kefir é semelhante á um relacionamento: Não exige muito, te traz muitos benefícios mas requer cuidados diários como a um verdadeiro casamento, se descuidar da atenção e dos cuidados eles começam a ficar bem miudinhos e param de reproduzir,
Procurem por leite sempre de boa qualidade, o melhor leite é aquele de sitio que agente ferve e resfria rapidinho e coloca no kefir quando esta frio, mas como eu sei que é difícil encontrar leite de sitio em todos os lugares recomendo sempre o leite de saquinho, pois eles tendem a ter menos conservantes e aditivos químicos, Mas e se não achar nem um nem outro o que fazer? Procure uma boa marca de leite, lembrando que a melhor marca muitas vezes não é a mais barata ou a mais cara, Se vocês ficarem em duvida qual marca usar entre em contato no meu e-mail que eu passarei as piores e as melhores marcas do mercado.
O mascavo também tem que te rum atenção dobrada, eu compro por quilo em uma loja super confiável de orgânicos , ele vem soltinho e sem pedrinhas socadas ( sinal que esta velho), atenção redobrada com o armazenamento do mascavo para que não peque umidade nem resseque, locais que contem produtos com cheiro forte não é indicado para os armazenar, coloquem em um pote bem tampadinho, as vezes eu deixo fora da geladeira outras quando compro muito deixo na porta
A água tem que ser de boa qualidade e não necessariamente ser mineral, quem tem água de poço que não tem cloro e possui um bom filtro , estes de barro mesmo aproveite que tem tudo para ter grãos de kefir de água enormes...
Quanto a limpeza dos vidros tanto para o kefir de leite como para o kefir de água: Muito importante usar sabão neutro , aquele que não tem cheiro e uma esponja macia e bem conservada e enxaguar muito bem para que não fique nada de resíduos de sabão, não recomendo secar o vidro e sim deixar ele de boca para baixo sobre um guardanapo ou papel toalha, isto evita que fique fiapos de pano no vidro.
Colocar os vidros em água quente (fervente) fazendo todo um procedimento de esterilização também é valido, se não puder todas as trocas, que seja uma ou duas vezes durante a semana.
CUIDADO REDOBRADO AO RETIRAR o (paninho)
sempre puxar de baixo para cima com cuidado de não virar a parte exterior para a boca do vidro, isto é necessário para evitar que se contamine o kefir com algum elemento que possa estar no pano como ovas da mosca da fruta que ao tentar entrar no kefir ficam no pano e acabam colocando os ovos ali atraídas pelo aroma do kefir.
Mais uma vez lembrando que kefir não se lava, os de leite quando muito ácidos se passa por leite e coa, mas nunca em agua e pode aproveitar o leite que passou pelo leite, o de água também menos ainda , pense bem ele já vai ficar na água não é verdade?
Nunca jarras ou garrafas de plástico o ideal é vidro mesmo
Para quem deseja ter mais informações ou mesmo quem ainda não tem o kefir e deseja receber, só entrar em contato:
DILZAANJOEVIDA@MSN.COM

Grande abraço e até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário