sábado, 31 de março de 2012

RECEITAS COM KEFIR


1)PAO DE QUEIJO COM KEFIR


COMO EU AMO PÃO DE QUEIJO DESENVOLVI ESTA RECEITINHA FACIL E COMPARTILHO COM TODOS,

2 COPOS AMERICANO  DO IORGUTE DO KEFIR
1 COPO DE CREEN CHESSE DO KEFIR ( ***)
3 OVOS
1 COPO AMERICANO DE OLEO.. PREFERENCIALMENTE O DE CANOLA
500 Gr DE POLVILHO AZEDO
1 COLHER DE SOPA DE SAL  ***O SAL FICA A CRITERIO, E A GOSTO DA PESSOA

PREPARO

EM UMA PANELA LEVE O OLEO E O IORGUTE DO KEFIR PARA AQUECER
COLOQUE OS OVOS E BATA RAPIDAMENTE PARA QUE ELES NAO COZINHEMADICIONE O CREM CHESSE E MEXA BEM
JUNTE O SAL E PROVE
POR ULTIMO ACRESCENTE O POLVILHO E MECHA BEM ATE VIRAR UMA MASSA UNIFORME

MODELE AS BOLINHAS E LEVE AO FORNO PRE AQUECIDO EM TEMPERATURA ALTA

O TEMPO DE FORNO VARIA DO FORNO DE CADA PESSOA , MAS FICA EN TORNO DE 30 A 45 MINUTOS

A RECEITA DO CREEN CHESSEVOU POSTAR TAMBEM***

2)Cream-cheese

Ingredientes:
1 litro de kefir de leite
Material utilizado:
1 pano fino branco esterilizado ou um coador de tecido
forma para queijo
tigela
elástico

Modo de preparo:

Ele é obtido colocando-se o kefir de leite coado para escorrer, dentro de um pano fino branco esterilizado; pode-se usar uma forma de fazer queijo que já tem os furinhos embaixo e nas laterais, coloque o pano dentro dela e prenda as bordas com um elástico, colocando esta forma dentro de uma tigela, que vai aparar o kefiraride (líquido amarelado), aí é só colocar o kefir coado dentro da forma e aguardar alguns minutos apenas e já verá o kefiraride escorrer na tigela, separe-o em uma garrafinha, pois 1 litro de kefir renderá aproximadamente 700 ml de kefiraride. Tampe a forma e coloque dentro da geladeira e de vez em quando vá retirando o kefiraride, com uma colher vá abaixando o creme que irá se formar nas laterais da forma. No dia seguinte já terá o cream-cheese, se quiser mais consistente deixar dois dias, para ponto de cortar deixar três. Pode temperar a seu gosto, com orégano, acrescentar fibras,sementes de linhaça,azeite de oliva,salsinha, cebolinha,etc 





quinta-feira, 29 de março de 2012

CONHEÇA OS NUTRIENTES QUE AJUDAM A PREVINIR DOENÇAS

Alimentos para aumentar a imunidade

Uma Alimentação adequada aumenta o poder de combate a doenças do sistema imunológigo
Estimulam o funcionamento do sistema imunológico de muitas maneiras. Eles aumentam o número de glóbulos brancos no sistema imunológico, prepara-os para combater melhor as doenças e ajudá a formar um sistema imunológico mais forte.
Alimentos também ajudam a eliminar os glóbulos mortos, substâncias que diminuem a imunidade. Aqui estão os oito melhores nutrientes para adicionar à dieta da sua família e diminuir os dias perdidos no trabalho e escola por causa de doenças.

1-) Vitamina C.

  A vitamina C está no topo da lista de estimulantes do sistema imunológico, por muitas razões.
Tem havido mais pesquisas sobre os efeitos que aumentam a imunidade pela vitamina C do que talvez com qualquer outro nutriente.  Suplementos de vitamina C são baratos de produzir, e está disponível naturalmente em muitas frutas e legumes.
Além disso, você pode comprar uma versão vitamina-C-fortificada em praticamente qualquer luga.Aqui está o que a pesquisa mostra sobre como esta vitamina poderosa protege o seu corpo.

A vitamina C aumenta a produção de glóbulos brancos do sangue que combate as infecções e aumenta os níveis de anticorpos e de interferon, reveste a superfície dos anticorpos, impedindo a entrada de vírus.
A vitamina C reduz o risco de doença cardiovascular, aumentando os níveis de HDL (bom
colesterol), reduzindo a pressão arterial e interferindo com o processo pelo qual a gordura é convertida em placas nas artérias.As pessoas cujas dietas são mais elevados em vitamina C têm menores taxas de câncer de cólon, próstata e mama.
Você não tem que tomar quantidades maciças de vitamina C para reforçar o seu sistema imunológico.
Cerca de 200 miligramas por dia parece ser um consenso geral, da quantidade e que podem ser automaticamente obtidos pela ingestão de pelo menos seis porções de frutas e vegetais por dia.
Se você tomar suplementos de vitamina C, é melhor espaçá-las ao longo do dia, em vez de tomar uma dose grande, a maioria dos quais pode acabar sendo excretada na urina.

2-)Vitamina E

  Este importante antioxidante reforça o sistema imunológico não é tão divulgado como a vitamina C, mas é importante para um sistema imunológico saudável.
A vitamina E estimula a produção de células naturais, aquelas que procuram e destrói os germes e células cancerosas.
A A vitamina E aumenta a produção de células B, as células do sistema imunológico que produz anticorpos que destroem as bactérias.
Uma suplementação de vitamina E pode também reverter parte do declínio na resposta imune comumente visto no envelhecimento.
A vitamina E tem sido associada na redução do risco de doença cardiovascular.
Na Escola Harvard de Saúde Pública em um estudo de 87.000 pacientes, a suplementação de vitamina E demonstrou a redução do risco de ataques cardíacos em cinqüenta por cento.
Não é difícil ingerir de 30 a 60 miligramas por dia de vitamina E a partir de uma dieta rica em sementes, óleos vegetais e grãos, mas é difícil para a maioria das pessoas consumir mais de 60 miligramas por dia de forma consistente apenas com a alimentação.
Os suplementos podem ser necessários para obter vitamina E suficiente para impulsionar o seu sistema imunológico.
Você precisa de 100-400 miligramas por dia, dependendo do seu estilo de vida geral.
Pessoas que não praticam exercício físico, que fumam, e que consomem grandes quantidades de bebidas alcoólicas precisam de dosagem mais elevada.
Aqueles com um estilo de vida mais moderado pode conviver com baixos níveis de suplementação.

3-) Carotenóides.

O betacaroteno aumenta o número de células que combatem infecção, as células natural killer e células T helper, bem como é um poderoso antioxidante que combate o excesso de radicais livres que aceleram o envelhecimento. Como os outros "três grandes" antioxidantes, as vitaminas C e E, reduz o risco de doença cardiovascular, por interferir na forma como as gorduras e colesterol atuam corrente sangüínea, impedindo a formação de placas arteriais.
Estudos têm demonstrado que o betacaroteno pode diminuir o risco de doenças cardiovasculares, especialmente ataques cardíacos e enfartes, dando credibilidade científica para a crença de que uma cenoura por dia pode manter o cirurgião cardíaco bem longe.
O Beta-caroteno também protege contra o câncer ao estimular as células do sistema imunológico chamadas macrófagos a produzir  fator de necrose tumoral  que mata células cancerosas.
Também tem sido demonstrado que suplementos de betacaroteno pode aumentar a produção de células T linfócitos e células natural killer e pode aumentar a capacidade das células natural killer para atacar células cancerosas.
O Beta-caroteno é o carotenóide mais conhecido, mas é apenas um membro de uma grande família.
Os pesquisadores acreditam que não é apenas o beta-caroteno, que produz todos esses bons efeitos, mas todos os carotenóides trabalhando juntos.
É por isso que ingerir carotenóides dos alimentos pode ser ser mais eficaz do que tomar suplementos de beta-caroteno.
O corpo converte o beta-caroteno em vitamina A, que em si tem propriedades anticancerígenas e de estimular funções.
Mas muita vitamina A pode ser tóxico para o organismo, por isso é melhor obter o beta-caroteno extra a partir de alimentos e deixar o corpo regular naturalmente quanto desse precursor é convertido para o sistema imunológico em forma de vitamina A. É altamente improvável que uma pessoa possa ingerir beta-caroteno suficiente para produzir uma quantidade tóxica de vitamina A, porque quando o corpo tem bastante vitamina A, ele pára de fazê-lo.

4-) Bioflavenóides

  Um grupo de fito nutrientes chamado Bioflavenóides auxilia o sistema imunológico, protegendo as células do corpo contra poluentes ambientais.
Bioflavenóides protegem as membranas celulares contra os poluentes ao tentar anexar a eles.
Ao longo da membrana de cada célula existem lugares de estacionamento microscópicas, chamadas receptores.
Poluentes, toxinas ou germes pode estacionar e gradualmente dirigir para a membrana da célula, mas quando Bioflavenóides preenchem essas vagas, não há espaço para que as toxinas estacionem.
Bioflavenóides também reduz a capacidade do colesterol de formar placas nas artérias e diminui a formação de coágulos microscópicos no interior das artérias, que pode levar a ataques cardíacos e derrames.
Estudos têm mostrado que pessoas que comem mais Bioflavenóides têm menos doenças cardiovasculares.
Uma dieta que contém uma grande variedade de frutas e legumes, pelo menos seis porções por dia, irá ajudar a obter a quantidade de Bioflavenóides necessário para ajudar o trabalho do sistema imunológico.

5-) Zinco

Este mineral valioso aumenta a produção de glóbulos brancos que combatem infecções e ajuda a combater doenças de forma mais agressiva.Também aumenta as células assassinas que luta contra o câncer e ajuda a liberar mais anticorpos.  Suplementos de zinco têm sido utilizados para retardar o crescimento do câncer.
O zinco aumenta o número de células T, especialmente em idosos que muitas vezes são deficientes em zinco, e cujo sistema imunológico enfraquece, muitas vezes com a idade.
A melhor forma de obtenção do zinco é polêmica.
Enquanto alguns estudos afirmam que os suplementos de zinco na forma de pastilhas pode reduzir a incidência e severidade das infecções, outros estudos não conseguiram mostrar essa correlação.
Uma palavra de cautela: demasiado zinco na forma de suplementos (mais de 75 miligramas por dia) pode inibir a função imune.
É mais seguro a obtenção de zinco a partir da sua dieta em média de 15 a 25 miligramas por dia.
Para lactentes e crianças, há alguma evidência de que suplementos de zinco na dieta pode reduzir a incidência de infecções respiratórias agudas, mas isso é controverso.
A A melhor fonte de zinco para lactentes e crianças jovens são cereais enriquecidos.
Fontes ricas de zinco
Fonte alimentar de zinco Porção Zinco (em miligramas)
Cereais enriquecidos com zinco  30 g 0-15
Pão integral 40 g 0,8
Grão de Bico 200 g 2,8
Peru, carne escura 75 g 3,8
Feijões 1 / 2 xícara 1,2-1,8

6-) Alho

Este membro da família da cebola é um reforço poderoso do sistema imunológico que estimula a multiplicação de glóbulos brancos, aumenta a atividade das células naturais killer, e aumenta a eficiência da produção de anticorpos.  As propriedades que aumentam a imunidade do alho parece ser devido conter an sua composição compostos de enxofre, como a alicina e sulfetos.
O alho também pode atuar como um antioxidante que reduz o acúmulo de radicais livres na corrente sanguínea.
O Alho pode proteger contra o câncer, embora as evidências são controversas.
As Culturas com uma dieta rica em alho têm uma menor incidência de câncer intestinal.
O alho também pode desempenhar um papel de livrar o organismo de possíveis substâncias cancerígenas e outras substâncias tóxicas.
É também um alimento amigo do coração uma vez que mantém a agregação plaquetária com impedimento do entupimento dos vasos sanguíneos minúsculos.

7-) Selênio

Este mineral aumenta as células natural killer e mobiliza contra o câncer das células.  As Melhores fontes alimentares de selênio são atum vermelho, lagosta, camarão, grãos integrais, legumes (dependendo do teor de selênio do solo que são cultivadas), arroz integral, gema de ovo, queijo cottage, frango (carne branca), sementes de girassol, alho, castanha do Pará, e costeletas de cordeiro.

Omega-3 ácidos graxos

Um estudo descobriu que crianças que tomam meia colher de chá de óleo de linhaça por dia experimentaram infecções respiratórias menores e menos graves e menos dias de ausência da escola.  Os ácidos graxos ômega 3 em óleo de linhaça e peixes gordurosos (como salmão, atum e cavala) agem como estimulantes do sistema imunológico, aumentando a atividade dos fagócitos, células brancas do sangue que consomem as bactérias.
(Talvez seja por isso que nossos avós insistem em uma dose diária de óleo de fígado de bacalhau intragável.) Os ácidos graxos essenciais também protegem o organismo contra danos provocados pelo excesso de reações à infecção.
Ao tomar suplementos de ácidos graxos essenciais, como linho ou de óleos de peixe, deve-se tomar vitamina E adicional, que atua juntamente com ácidos graxos essenciais para impulsionar o sistema imunológico.
Uma maneira de obter mais omega-3 em sua dieta é adicionar 1-3 colheres de chá de óleo de linhaça na fruta, vitamina ou iogurte.


Alimentação Equilibrada e Atividade Física

 

quarta-feira, 28 de março de 2012

Como cultivar o kefir.

Como cultivar o kefir.

            Para cultivar o kefir utiliza-se apenas dois ingredientes: leite e grãos de kefir. A proporção aproximada é de cerca de uma colher de sopa de kefir para cada meio litro de leite. O kefir deverá ser  colocado junto com o leite para promover um certo tipo de fermentação, já que ele alimenta-se de lactose. O leite pode ser integral ou desnatado, de sitio (EVITE LONGA VIDA) ou pasteurizado. No o caso do leite de sitio, ele deve ser fervido e resfriado à temperatura ambiente antes de ser utilizado. O recipiente onde eles ficarão pode ser de vidro, cerâmica ou plástico. Não utilize recipientes metálicos pois podem reagir com o kefir e por tudo a perder.
            Junte o kefir ao leite e aguarde cerca de 12 horas a uma temperatura aproximada de 25 C°. Não feche hermeticamente. Essa mistura precisa “respirar”. Tampe com uma gase ou peneira de plástico. Após esse período, coe o leite em uma peneira. Você irá obter uma espécie de “coalhada” levemente ácida.  Esta é a bebida que você irá consumir. Ela poderá ser adoçada com açúcar, mel, adoçante dietético,  misturada a frutas, cereais, gelatina, compotas, caldas,  como você preferir. Essa bebida pura, sem misturas ainda, pode ser conservada na geladeira por até três dias  mas o ideal é fazer e consumir diariamente, tornando isso um hábito saudável. Já a colônia, não deve ser colocada na geladeira.
            O kefir que ficou na peneira deve ser colocado novamente para reagir com o leite. Proceda a limpeza do recipiente, junte o kefir ao leite e aguarde outras 12 horas ou mais, conforme o seu paladar. Algumas pessoas enxáguam o kefir antes de utilizá-lo novamente. Não é totalmente necessário. Isso pode ser feito cerca de uma vez por semana ou quando os grãos se tornarem meio “limbosos”, e sempre com água mineral,  já que o cloro é totalmente nocivo à colônia.
            Essa “receita”, tem certas “medidas”: quantidade de kefir, quantidade de de leite e tempo de preparo. A verdade é que isso é somente um exemplo. Como o kefir é um organismo vivo, com o tempo cada cultivador chega à sua receita ideal que é determinada por alguns fatores,  tais como: quantidade de grãos, quantidade de leite, tempo de preparo, temperatura e paladar.
            A proporção é a seguinte: quanto mais grãos de kefir  numa determinada quantidade de leite, mais ácida a bebida se tornará. Quanto mais tempo durar a fermentação, mais ácida a bebida se tornará. Portanto, cada cultivador deve “estudar” a sua colônia, o seu gosto e adequar a sua produção.
            Há épocas, confesso, que a gente enjoa. Enjoa do sabor, enjoa de cuidar, ou às vezes, não dá tempo mesmo! Se isso acontecer, para não correr o risco de perder a sua cultura, congele os grãos da seguinte forma: após coar o leite, lave bem os grãos em água mineral. Escorra, seque-os bem em papel absorvente. Envolva-os em leite em pó, separe em pequenas porções, embale em papel filme e leve-os ao freezer por até dois anos.

terça-feira, 27 de março de 2012

PARA QUEM PROCURA PELO KEFIR

 PARA RECEBER O KEFIR
ENVIE UM E-MAIL PARA :
DILZAANJOEVIDA@MSN.COM



SOBRE O KEFIR

DEFINIÇÃO: O KEFIR é um complemento e enriquecedor alimentar probiótico, com valores e empregos terapêuticos de relevante abrangência que vão além do mero uso na alimentação básica. Consiste em um conjunto de microorganismos vivos que condicionam uma cadeia de simbiose ente si e as células do organismo humano. São amigos da vida humana e grande aliados no combate de um número amplo de enfermidades e disfunções.
 
Possuem a aparência de “grãos” que variam de tamanho, aproximadamente 3 a 7 milímetros e de textura plástica, opaca, ligeiramente transparente que pode ser de coloração branca ou amarelada. Não se trata de algo desenvolvido por pesquisas de laboratório, foi por séculos um segredo étnico. Estudado por pesquisadores ocidentais no decorrer do século XX, vem se popularizando mundialmente desde 1999 com maior intensidade. E há uma forte tendência para que ocupe papel de destaque no século XXI. Atribui-se ao uso diário do kefir a famosa longevidade e saúde dos habitantes das montanhas russas do Cáucaso que são os únicos a alcançarem a idade de até 120 anos gozando de total saúde.
 
Trata-se de uma cultura de fácil utilização caseira, sua exploração industrial, não tem sido possível até o presente momento e as tentativas comerciais que se encontram no mercado e presentes em apenas alguns poucos países, colocam em circulação um similar com propriedades reduzidas e incompletas. É possível a sua exploração artesanal. Na Rússia 70% dos laticínios são a base de culturas de kefir.
 
É conhecido também como um elemento da ecologia corpórea por promover um eco sistema orgânico dentro do corpo com total equilíbrio. Seu emprego diário alimentar e terapêutico varia em quantidade de acordo com a finalidade e especificação. Não possui efeitos colaterais nem desenvolve intolerância, pode ser consumido em veículo líquido, água, sucos, leite de vaca, cabra, búfala, ovelha, leite de coco, de soja, queijos e receitas culinárias. Há vinagres balsâmicos e comuns desenvolvidos a partir da cultura do kefir. Crianças com intolerância ao leite comum podem assimilar o kefir lácteo e por ser algo caseiro é inúmeras vezes mais barato do que as alternativas à venda.
 
É chamado de matriz os grãos que formam o produto a ser consumido, o resultado da inoculação por grãos de kefir pode ser chamado de cultura mãe, também serve para obter a inoculação de leite e sucos, há uma diferença grande entre os grãos de kefir e a fermentação derivada de seu produto. Esta última não é capaz de produzir a chamada isca para um novo kefir ou produto.
 
MODO DE PREPARO DO KEFIR: Kefir pode ser preparado com água ou leite. Para o uso de apoio em terapias emprega-se uma quantidade maior do que como complemento na alimentação básica e para tal a água é mais indicado.
 
EM ÁGUA: Adicione de 2 a 4 colheres de sopa com grãos de kefir em um litro de água mineral. Coloque 3 colheres de sopa de açúcar mascavo, rapadura moída (rapadura só em caso de encontrar outros produtos, ela pode degenerar a cultura), ou melado de cana. Mantenha uma boa higiene no preparo. O recipiente pode ser de vidro, inox, ou plástico de boa qualidade. Tampe o recipiente para evitar a presença de impurezas, ciscos, poeira e insetos, mas deixe uma saída de ar, pois na fermentação haverá a expansão de gás carbônico e se for hermeticamente fechado poderá explodir, cubra com pano e prenda-o com um elástico. Deixe em temperatura ambiente durante 10 a 40 horas, lembre que os dias mais quentes aceleram a cultura e os dias frios retardam. Dependendo da finalidade ou gosto o tempo de fermentação da cultura varia. 
 
Coe e armazene em recipiente igual ao anterior. Nunca utilize alumínio em nenhuma das etapas. Os grãos se multiplicam com rapidez e devem ser reaproveitados para uma nova cultura após terem sido lavados em abundante água corrente e utilizados para a importante disseminação comunitária, lembre-se de sua preciosidade. Os grãos possuem valor individual, familiar e coletivo, são bons para nos ajudar individualmente e coletivamente.
Os grãos que ficarem estacionados na superfície são matéria morta e devem ser descartados.
 
NO LEITE: O procedimento é igual ao da água, com a diferença de que o leite deve ser morno ao iniciar a cultura. Leite pasteurizado pode ser empregado. É aconselhável que se tenha sempre em mãos uma cultura na água também, pois o leite é um produto que vem sendo adulterado com substâncias químicas desde a alimentação da vaca até o seu acondicionamento e com o tempo a cultura de kefir pode sofrer alterações. Não há necessidade de se adicionar açúcar mascavo ou equivalente ao leite, ele já tem o seu açúcar próprio que conhecido pelo nome de lactose. A lactose é consumida e transformada pela cultura e torna o leite enriquecido e assimilável por aqueles que possuem intolerância à lactose, adultos e crianças até da mais tenra idade, como bebes, por exemplo. O sabor é muito palatável.
 
 

MODO DE CONSUMO DO KEFIR: Tem uso interno e externo. O uso externo é indicado para problemas cutâneos como acne com incrível eficácia e para a manutenção e regeneração da pele. No uso contínuo e diário, com 300ml a 500ml (meio litro) já se consegue bons resultados e benefícios. Para a maioria dos empregos terapêuticos aconselha-se a ingestão de kefir feito com água na quantidade aproximada de 1 litro por dia e dois litros em casos graves de anemia e para uma intensa desintoxicação orgânica. É recomendada a ingestão diurna do kefir, após o por do Sol a interação química com o corpo não é das melhores e deve ser evitada. Não comemos os grãos de kefir, mas sim ingerimos a parte líquida de fermentação da cultura. Pode ser refrigerado, misturado na base de 50% nos sucos de frutas. Kefir com mel e guaraná em pó é um tônico geral maravilhoso. Os produtos lácteos do kefir podem ser adicionados a frutas, utilizados em receitas variadas, mas sempre consumido cru. O uso de chás medicinais para a fermentação desta cultura traz bons resultados. O conhecimento do uso e modo de consumo do kefir é ainda uma página nova na aventura da vida humana e espero que a sua pessoa venha dar suas contribuições em edita-la.
 

BENEFÍCIOS DIETÉTICOS E TERAPÊUTICOS: O kefir é tido como um ótimo regulador do peso. A associação simultânea de kefir com jejum é um desastre, o kefir atua como um enzimático poderoso e acentua amplamente o anabolismo, ou seja a assimilação de nutrientes, isto faz com que seja necessária a utilização de comida normalmente. Para os que gostam de jejuar o uso nos dias de jejum pode ser suspenso. Se alimentar só de kefir é uma atitude errada e contra indicada. Um grande restaurador da vitalidade e da disposição física, mental e emocional é o nosso amigo kefir.
 
Se diz que o kefir é uma bênção para o nosso século porque é um auxiliar vital e importante contra diversos tipos de disfunções e moléstias que são típicas de nossos dias, por exemplo: Ajuda a combater os males contraídos por irradiações, exposições a monitores de vídeo, na desintoxicação de poluentes tóxicos, etc. Combate distúrbios nervosos, a ansiedade e a insônia, reduz o colesterol e regulariza a digestão, restaura rapidamente a micro flora intestinal, ótimo para quem se submeteu a longos tratamentos com antibióticos. Na Rússia e na Alemanha o uso em hospitais psiquiátricos tem obtido nobre respeito. Promove uma absorção orgânica muito maior de sais minerais e vitaminas, principalmente a vitamina B12, ajudando nos problemas de desnutrição. Auxilia a absorção de proteínas.
 
 
Tem sido usado no tratamento de pacientes que sofrem de AIDS. Aumenta a imunidade em grande escala. Tem colaborado no tratamento de herpes, câncer e síndrome de fadiga crônica. O uso regular de kefir pode ajudar a remover todo tipo de desordem do aparelho digestivo. A purificação orgânica que promove auxilia a obtenção de um eco sistema interno perfeito para a saúde e para a longevidade. O kefir de 12 horas de fermentação produz efeito laxativo no intestino e o de 40 horas de fermentação prende o intestino.
 
Kefir pode ser usado nos seguintes casos: Desequilíbrios emocionais e de origem nervosa. Erupções cutâneas. Problemas renais e da bexiga. Anemias. Problemas respiratórios. Alergias. Disfunções hepáticas. Diarréia. Prisão de ventre. Problemas cardio-vasculares (infarto e arteriosclerose). Reumatismos. L.E.R. Tumores. Doenças do estômago, úlceras pépticas e duodenais, gastrite. Digestivo, não produz intolerância ou efeitos colaterais. Em doenças graves e prolongadas deve ser tomado abundantemente três vezes ao dia meio litro por vez.
 
Para praticantes de yoga o seu consumo de até meio litro antes das práticas é recomendado. O uso prolongado auxilia na concentração mental. Os efeitos terapêuticos e espirituais da yoga e do kefir acentuam-se quando combinados. O corpo sutil energético de ser humano, os chakras e nadis, ou meridianos são regularizados e harmonizados, ganhando um efeito tonificante. O odor do corpo muda para melhor e o magnetismo pessoal é aumentado. Por beneficiar o chakra do plexo solar (manipur) o praticante adquire prosperidade acentuada e muita saúde, física, mental e emocional. O condicionamento físico é aumentado. Os benefícios de se consumir kefir diariamente são incalculáveis!
 
Para bebes a sua colaboração no desenvolvimento de um aparelho digestivo saudável é vital. Kefir é rico em vitamina B12, B1 e vitamina K. É uma fonte excelente de biotina, a vitamina B que aumenta a assimilação das outras vitaminas do complexo B.
 

INICIANDO O USO DO KEFIR- Não comece com quantidades elevadas. Experimente meio copo, uns 100ml, no primeiro dia e veja como se sente neste dia, avalie a sua aceitação digestiva no dia seguinte e só aumente a quantidade aos poucos e gradativamente, em um mês já se pode ingerir um litro e assim aumente mais aos poucos, conforme a sua finalidade. O aumento excessivo de gases intestinais é indício de dose muito elevada. As vezes um mês sem kefir pode ser bom para esperar um melhor momento orgânico para eliminar efeitos de gases persistentes. Bom senso e auto observação a alterações radicais no corpo devem ser levados em conta.
                  

KEFIR – “UMA BÊNÇÃO MILAGROSA PARA O NOSSO SÉCULO”.
 
Texto de: Dra. Débora De Vecchi e Mestre Shiva Swami Hamsananda.